O brutalismo é um estilo arquitetônico profundamente divisor - uma subcategoria do movimento modernista que apresentava acabamentos de concreto à vista, formas incomuns e uma estética sem dúvida única. Com especial protagonismo no Brasil e no Reino Unido, exemplos emblemáticos desse estilo também podem ser encontrados na Europa Oriental – particularmente, no território anteriormente conhecido como Iugoslávia.
Com o intuito de reconstruir o país muito afetado pela segunda guerra mundial, o governo socialista iugoslavo, precipitando a construção de blocos residenciais de concreto, centros cívicos e monumentos, propôs uma identidade visual posicionada entre o leste e o oeste. A série de fotos "Spaces for Winds" de Alexey Kozhenkov é uma análise da arquitetura brutalista da atual Sérvia, particularmente a arquitetura dos arredores de Belgrado. Uma paleta de cores suaves, a presença de formas agregadas e um senso de escala esmagador tipificam as fotografias da série de Kozhenkov, fornecendo uma visão evocativa de um estilo arquitetônico duradouro.
A série de Kozhenkov, "Nova Belgrado" - um município de Belgrado que apresenta a arquitetura modernista que lembra Brasília e Chandigarh, segue a mesma linha de pesquisa. Os arquitetos do período pós-segunda guerra mundial construíram bairros urbanos com uma infinidade de prédios brutalistas, criando a terminologia de "Blockovi" ou Blocos, para descrever o caráter arquitetônico de uma cidade que abraçou a natureza monumental da arquitetura brutalista. Os próprios blocos, no entanto, estão longe de ser monolíticos na aparência. Os conceitos e formas diferem de volume para volume, configurando áreas urbanas e bairros altamente distintos, no entanto, todos ofertam espaços públicos - vazios e frios no inverno, mas animados e dinâmicos nos meses de verão.
Estruturas brutalistas proeminentes em Belgrado incluem o “Prédio TV” - um complexo residencial com uma fachada expressiva composta de extrusões cuboidais da parede, e a “Torre Genex” - um marco brutalista artístico, que apresenta uma torre residencial e uma comercial conectadas por uma ponte de dois andares. Os prédios de apartamentos de Eastern City Gate também fazem sua aparição - um complexo de três prédios de apartamentos cada um com 28 andares. A forma triangular escalonada produz um contraste visual profundo com a vegetação circundante, o complexo foi construído em um círculo, fazendo sempre parecer que um edifício está entre os outros dois.
Recentemente, a herança brutalista da ex-Iugoslávia está ganhando maior reconhecimento e apreciação. Em janeiro de 2021, a seção central de Nova Belgrado foi declarada um monumento cultural, e em janeiro de 2019 as fotos de um dos icônicos "Blockovi" - Bloco 23 - tornaram-se uma exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. As autoridades de Belgrado também estão analisando a abertura de mais construções, como o importante marco brutalista - o prédio do governo do Palácio da Sérvia - que atualmente só abre uma vez por ano.
A arquitetura brutalista da Europa, da Polônia à Grã-Bretanha, é ampla em seu escopo e diversidade, mas é indiscutivelmente na cidade de Belgrado que o estilo arquitetônico realmente encontrou um lar.
Alexey Kozhenkov (n.1993) é um fotógrafo radicado em Moscou e entusiasta da arquitetura. Ele é um ávido admirador de formas arquitetônicas e um viajante, o que lhe permite tirar fotos de lugares de ângulos raramente vistos na mídia. Suas obras apresentam uma combinação de geometria e atmosfera, sendo reconhecidas tanto online como na mídia impressa.